4 motivos para se dedicar ao voluntariado durante a faculdade

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

4 motivos para se dedicar ao voluntariado durante a faculdade

Fazer cursos extracurriculares, aprender um novo idioma e conseguir um estágio são atividades importantes que você deve procurar realizar durante os seus anos de faculdade. Afinal, elas enriquecem o seu currículo e promove o seu desenvolvimento pessoal. Porém, há mais uma atividade da qual nem todos os universitários se lembram, mas que é capaz de fazer maravilhas por sua vida acadêmica, profissional e por seu aprimoramento interior: o voluntariado. Confira a seguir 4 motivos para se dedicar ao trabalho voluntário durante a faculdade.

Ampliação da sua visão de mundo

O trabalho voluntário, além de ter várias consequências positivas por conta do seu impacto social, faz com que você aprenda a enxergar o mundo de outra forma. Quando se está disposto a trabalhar sem esperar nenhum tipo de remuneração em troca, lidar com pessoas carentes, adoecidas, em situação de risco ou animais abandonados faz com que se transformem nossas concepções sobre a vida, sobre a sociedade e, acima de tudo, sobre nosso papel como seres humanos.

O voluntariado permite um tipo de experiência que modifica nossa forma de lidar com as outras pessoas, à medida que promove um engrandecimento espiritual, moral e incentiva nosso autoconhecimento. Isso colabora para que nos tornemos melhores e mais evoluídos em todos os aspectos de nossa vida, inclusive nas esferas acadêmica e profissional.

Obtenção de experiência

Para quem nunca trabalhou e está em busca de uma primeira chance, realizar trabalho voluntário pode ajudar a conquistar experiência na sua área de interesse — o que pode ser determinante na hora de se conquistar uma oportunidade efetiva de trabalho remunerado.

Trabalhar de graça, à primeira vista, pode parecer desestimulante para alguns, mas os benefícios sociais e de autodesenvolvimento promovidos pelo voluntariado, somados à chance de se conseguir experiência profissional, fazem com que essa atividade se torne bastante atraente para os universitários.

Valorização do currículo

Atualmente, a maioria das empresas enxerga com bons olhos quem traz uma experiência de trabalho voluntário no seu currículo, pois isso indica que o indivíduo apresenta algumas características bastante desejáveis, como empatia, proatividade, senso de solidariedade, capacidade de trabalho em grupo e filantropia. Ter realizado um voluntariado relacionado à sua área de estudo pode facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho e melhorar a sua reputação diante das corporações.

Construção de uma rede de contatos

O networking pode ser a chave para um futuro profissional de sucesso. Realizar voluntariado durante a faculdade pode auxiliar você a iniciar a criação de uma rede de contatos valiosa, que poderá abrir portas para boas oportunidades profissionais. Enturmar-se com pessoas que já atuam na área para a qual você está se preparando para ingressar ajudará você a obter experiência, dicas práticas e, talvez, boas recomendações que futuramente poderão significar a conquista de um bom emprego.

O voluntariado não deve ser uma obrigação. Se você é uma pessoa que se preocupa com o bem-estar do próximo, tem certo tempo disponível na sua rotina e deseja realizar uma atividade gratificante e proveitosa, considere encontrar opções de trabalho voluntário relacionadas à sua área de estudo. Essa iniciativa vai aprimorar as suas qualidades pessoais, agregar valor ao seu currículo e aumentar as suas chances de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho e conquistar uma carreira promissora.

Para quem deseja encontrar um local para realizar trabalho voluntário, a rede social Atados é uma excelente ferramenta. Ela coloca em contato instituições que precisam de colaboradores e pessoas que desejam ajudar.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das próximas novidades!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta