6 regras essenciais para você ter sucesso na Educação a Distância

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

6 regras essenciais para você ter sucesso na Educação a Distância

O ensino virtual permite a jovens e adultos a possibilidade de prosseguir com os estudos mesmo quando a rotina deles é bastante agitada. Com preços mais atrativos dos que os cobrados em cursos presenciais, este modelo educacional vem ganhando a cada dia mais adeptos. Os benefícios para um aluno que utiliza este sistema são muitos. Mas para que toda a potencialidade deste recurso seja utilizada em sua plenitude, é preciso ficar atento a alguns comportamentos.

Veja agora 6 regras essenciais para ter sucesso na Educação a Distância e torne-se um profissional de destaque!

Crie um ambiente para os estudos

Destine um local em sua casa para que ele seja seu ambiente de estudos. É importante que o espaço seja confortável, tenha luz e ventilação adequados, seja livre de ruídos e que comporte seu computador com acesso à internet. Deixe livros, cadernos e canetas disponíveis às mãos para facilitar o momento de aprendizagem.

Estabeleça uma rotina para a educação a distância

Engana-se quem pensa que a educação a distância é menos rigorosa do que a presencial. Para conseguir boas notas e assimilar o conteúdo de maneira inteligente e funcional (algo distante da ideia de decoreba), você precisará desenvolver um calendário de atividades semanais e seguir fielmente a rotina de estudos. Com isso, será possível acompanhar as atividades dentro do prazo, absorver todas as informações e conseguir alcançar o desempenho almejado.

Atente-se aos prazos

O modelo de educação a distância permite, em grande parte do curso, que o aluno estipule seus melhores horários para assistir às aulas, ler os textos e produzir as atividades avaliativas. Porém, com tanta liberdade, fica fácil perder os prazos. Sendo assim, não basta apenas que você desenvolva um calendário de estudos; é preciso segui-lo fielmente.  Anote todos os seus compromissos acadêmicos nele e jamais deixe um exercício ou trabalho para a última hora. Eventualidades acontecem e você pode se prejudicar se tiver tal comportamento.

Faça contato frequente com os professores e alunos

Trocar ideias com os tutores e alunos presentes no mesmo curso que você permite, além do networking, a possibilidade de sanar dúvidas e de compartilhar conhecimentos. Para isso, crie grupos de estudo, participe de fóruns, comunique-se por e-mail, pelas redes sociais etc. O importante é que vocês estabeleçam um contato constante. Ações como estas contribuirão para seu sucesso acadêmico e profissional.

Não se limite ao conteúdo das aulas

Como em qualquer outro curso presencial, no ensino a distância você também deverá buscar outras fontes de informação para complementar seus conhecimentos. Não se restrinja ao conteúdo obrigatório da plataforma de ensino. Vá além. Leia livros, artigos, revistas, assista a filmes, etc. Utilize todas as indicações de referências disponibilizados por seus professores para ampliar seus conhecimentos.

Busque sempre novas motivações

Jamais procrastine ao realizar um curso a distância. Procure motivos que possam ir além da obtenção de um simples diploma. Um atestado de formação, por si, não fará com que ninguém se destaque no mercado profissional. Portanto, entenda o que te move a estudar e cumpra seu propósito fielmente.

Agora nos conte: você já realizou ou realiza algum curso não presencial? O que achou das nossas 6 regras para o sucesso na educação a distância? Dê sua opinião através da caixa de mensagens abaixo!

Comentários

Deixe uma resposta