5 dicas para estudar todos os dias

Você é do tipo de pessoa que sempre promete se organizar, mas se perde no planejamento já na quarta-feira? Ou jura que não vai deixar suas atividades acumularem e chega na véspera da prova com matérias para estudar até o pescoço? Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo, tem vários outros estudantes como você passando por isso. 

Não é porque tem muito gente por aí cometendo o mesmo erro que você deve continuar, né? A melhor forma de ser organizado e manter suas matérias e estudos em dia, é dividindo todas as obrigações durante os dias da semana e estudando sempre um pouquinho. A gente sabe que nem sempre é fácil manter essa disciplina, mas separamos essas dicas para te ajudar a focar nessa meta. Olha só:

Calcule o tempo de cada atividade

Um dos maiores erros nos planejamentos diários é planejar fazer mais atividades do que você consegue num dia. A melhor forma de evitar isso é sabendo exatamente quanto tempo leva para estudar cada matéria ou fazer cada exercício. Cronometre por alguns dias o tempo que você leva com cada matéria, dividindo elas entre as mais fáceis e as mais difíceis. Isso vai te ajudar a saber quantos tópicos você é capaz de estudar por dia.

Reserve uma hora do dia só para estudar

Nós temos certeza que seus dias estão cheios de atividades obrigatórias como ir à aula, à academia, trabalhar ou ajudar em casa. Essas são atividades que você não pode pular ou escolher quando fazer, certo? Esse é o motivo pelo qual você não as evita. Trate a hora de estudo como mais uma dessas atividades que precisam ser cumpridas num determinado horário. Estudar sempre na mesma hora e sem mudar sua agenda um pouquinho aqui ou ali vai te ajudar a evitar pular a hora do estudo. 

Avise seus amigos e familiares sobre seus estudos

Ter pessoas que sabem que você tem uma hora específica para estudar todos os dias vai te ajudar a cumprir seus horários. Avise à sua família e aos seus amigos que, por exemplo, das 17h às 19h30min você estará estudando. Isso vai evitar que eles te peçam algo ou conversem muito com você nesse horário. 

Evite as tentações

É bem provável que, se você estiver fazendo algo que seja mais interessante  para você do que estudar, você não vai querer parar aquilo para se jogar nos livros, certo? Uma boa forma de evitar que isso aconteça é deixando suas atividades mais divertidas e prazerosas do dia para depois do estudo. Isso ajuda seu cérebro a entender aquilo como uma recompensa e focar só em estudar na hora que você determinou para isso. 

Encontre pessoas que também estão estudando e junte-se à elas

É cientificamente comprovado que ter pessoas que compartilham metas com você te ajuda e cumprí-las. Ter uma rede de pessoas estudando os mesmos assuntos ou buscando conhecimentos parecidos com o seu ajuda e muito! Caso você não tenha amigos próximos com uma rotina parecida com a sua, no Passei Direto você garante uma comunidade com milhões de estudantes que partilham o mesmo objetivo que você: aprender e compartilhar conhecimento.