7 hábitos que ajudam você a “funcionar melhor” pela manhã

nascer-do-sol

Para muitos estudantes, acordar cedo é uma das piores coisas da vida. É um misto de mau humor que vai piorando ao longo do dia com as atividades e tarefas que vão surgindo. E tem dias que ainda contamos com certos imprevistos desagradáveis. Nós também desconfiamos de quem acorda muito feliz pela manhã, afinal, “bom dia pra quem?!”

Mas a gente sabe o quanto é importante manter-se ativo para se ter uma boa produtividade, isso influencia diretamente e principalmente em nossas notas.

Na internet, damos de cara com textos que sambam em nossas faces dizendo que a melhor receita para o sono é dormir. Ok, ok, mas sejamos muito sinceros: quem consegue dormir com uma agenda diária de compromissos, tem que acordar cedo, estudar, colocar a matéria em dia, fazer trabalho em grupo e ainda rola um estágio? Difícil né?

Levar uma vida saudável é difícil nos dias atuais em que brigamos com o relógio, porém algumas pequenas mudanças podem ajudar você a ser mais produtivo não só para lidar com a faculdade e estudos, mas com as outras áreas da sua vida.

Para funcionar melhor, vamos as dicas para que você comece desde já a repensar seus hábitos:

1) A noite anterior
Se você é daquelas pessoas que passa longas horas do dia sem comer nada e quando chega a noite resolve comer tudo que vem pela frente: MIGA (O), APENAS PARE! Frituras e guloseimas causam indigestão que causam incômodo e tcharam uma bela noite mal dormida.
A boa é chegar em casa, tomar um banho, comer algo leve (se possível) e tentar relaxar (se possível 2)… Ah não tem como relaxar? Se desconectar um pouco, pegar um livro (mesmo que seja de estudos) e dar uma olhada na matéria do dia apenas para fixar, são boas opções.

2) Alarme tenso
Se você odeia acordar cedo, possível que você configure o seu alarme para ajudar nessa árdua tarefa do “só mais 5 minutinhos”. Já tentou colocar uma música mais suave para seu despertador? Não estamos falando de uma melodia que vai abraçar você e ajudar a dormir mais e sim alguma mais suave que seja possível você acordar menos estressado, mau humorado e claro, assustado.

3) Soneca, soneca, soneca
A função soneca foi criada por um gênio do desenvolvimento nos aparelhos celulares. Amamos esse gênio, mas ela não ajuda a descansar mais. É uma falsa sensação de que você está dormindo mais, quando na verdade não é. Tente evitar e levantar assim que o despertador tocar. (Que esse tópico não te deixe frustrado)

4) Burlando o relógio.
Uma técnica bacana que pode ajudar seu corpo a ir se acostumando com o fato de você acordar em um horário cedo é ajustar o alarme para despertar 5 minutos mais cedo. Dessa maneira, dia após dia, você começa a adaptar seu organismo a levantar um pouco mais cedo e vira um campeão! (ok, menos PD, menos!)

5) Comece devagar, sem pressa
Levantar na pressa e fazer as coisas na correria parece que o humor se reduz a zero em instantes. Tente fazer as coisas mais devagar, desde tomar banho, se vestir até organizar as coisas para sair de casa.

6) Tome café da manhã
A gente acha que pular o café da manhã vai ajudar a melhorar as coisas em termos de tempo. Imagine que você passou um longo período de tempo sem comer absolutamente nada por estar dormindo. O que a gente nunca pensa é que, comprovadamente, a primeira refeição do dia melhora sua memória, traz mais energia e acelera seu metabolismo. Quando falamos de café da manhã falamos de alimentos como frutas, iogurtes e grãos e não o salgado da tia do ponto de ônibus ou da barraquinha na facul.

7) Exercícios
Está sem tempo para tirar 30 minutos do seu dia para um exercício? Pegar o ônibus em outro ponto ou ainda descer um ponto antes do seu é uma forma de se exercitar. Subir alguns andares também é uma maneira de se manter ativo. Pense nisso!

E você, tem alguma dica de hábitos saudáveis para compartilhar com a gente?

Fonte: Adaptado de Revista PGEN

2 Comments - Add Comment