Como entender qualquer matéria do 0

como entender qualquer matéria

Todo estudante passa por aquela sensação tão comum pelo menos uma vez na vida. Abrir um livro ou aquela videoaula, passar o olho por alguns tópicos, olhar os exercícios e constatar: não entendi. Mas calma, calma, nós sabemos como é isso e a boa notícia é: tem solução e ela é super fácil! Por isso, separamos algumas dicas pra você garantir que vai tirar de letra qualquer matéria que comece a estudar.

Independente do seu planejamento de estudo, alguns passos são cruciais pra garantir que você vai dominar um tópico, ainda que você nunca tenha visto ele antes. Existe uma técnica muito eficaz pra entender qualquer assunto, o método Feynman. Vamos descobrir como ele funciona?

Comece do começo

É bem comum darmos uma olhada rápida em um resumo ou em uma explicação breve de uma matéria nova e já querer partir pros exercícios para ganhar tempo. É claro que a parte de exercitar é super importante no aprendizado, mas não adianta pular passos. Veja uma boa videoaula, com alguém que entende do assunto explicando o tópico em detalhes antes de começar. 

Neste primeiro momento, é importante absorver o máximo que você puder sobre o assunto. Não tem problema não “decorar” nada agora, porque esse não é objetivo nesse momento.

Use diferentes fontes de estudo

Assim como ter diferentes visões do mesmo assunto cria um aprendizado mais rico, ter várias fontes dele faz o mesmo. Use diferentes materiais como videoaulas, livros, resumos de outros estudantes… As diferentes linguagens vão facilitar seu entendimento e deixar ele mais rápido e fluido. Você também vai entender o mesmo tópico de diferentes formas, o que ajuda a criar uma visão geral dele. Para ter vários materiais à sua disposição, entre no Passei Direto e separe tudo que você precisa para estudar.

Explique a matéria para alguém

Bora botar a mão na massa? Agora, com toda a bagagem que você tem sobre o tema, vamos explicar ele. Numa folha de papel, explique, da forma mais simples que puder o assunto estudado. Tente imaginar que está explicando ele para uma criança. Para isso, use termos muitos simples.

Escreva enquanto fala

Enquanto você está escrevendo, vá falando suas próprias palavras. Torne seu raciocínio oral e escrito. Isso vai ajudar a fixar o que você está falando na sua mente.

Reveja tudo que fez

Agora que você conclui a explicação do seu tema, olhe com cuidado pra ele e se pergunte: 

Cada parte desse assunto está muito bem explicada? 

Essa é a melhor e mais simples forma de falar desse detalhe? 

Eu saberia tirar todas as dúvidas sobre esse tópico, caso alguém me perguntasse?

Caso alguma dessas perguntas seja respondida de forma negativa, volte ao conteúdo que você fez e aperfeiçoe ele.

Reescreva tudo de maneira ainda mais simples e fácil, tudo isso enquanto fala. Esse será o pulo do gato para entender perfeitamente esse tópico de estudo. Quanto mais simples sua explicação for, mais dominado estará o assunto para você.

Agora que você sabe tudo sobre o método Feynman, vamos botar ele em prática? Pra começar seus estudos, separe todos os materiais que você precisará para o primeiro passo que explicamos aqui. Para isso, é só correr lá na nossa rede e começar. Bons estudos!