Descubra como aprender uma matéria nova

Como aprender uma matéria do 0

Todo estudante passa por aquela sensação tão comum pelo menos uma vez na vida. Abrir um livro ou aquela videoaula, passar o olho por alguns tópicos, olhar os exercícios e constatar: não entendi NADA. Calma, calma, nós sabemos como é isso, mas tem solução. Separamos algumas dicas pra você garantir que vai tirar de letra qualquer matéria que comece a estudar.

Independente do seu planejamento de estudo, algumas dicas são cruciais pra garantir que você vai dominar um tópico. Mesmo se nunca tiver visto ele antes. Vamos descobrir quais?

Estude com calma

É bem comum darmos uma olhada rápida em um resumo ou em uma explicação breve de uma matéria nova e já querer partir pros exercícios para ganhar tempo. É claro que a parte de exercitar é super importante no aprendizado, mas não adianta pular passos. Veja uma boa videoaula, com alguém que entende do assunto explicando o tópico em detalhes antes de começar. Leia mais alguns materiais gerais para garantir e se aventure em exercícios mais básicos primeiro. 

Depois que você já tiver uma noção do novo assunto, provavelmente ainda vai precisar voltar algumas vezes na explicação para tirar uma dúvida ou outra. O importante é não tentar fazer testes muito avançados sem ter tido nenhum contato com a teoria antes.

Peça ajuda

Pode ser um professor com uma didática ótima, um colega que entende pra caramba do assunto ou até alguém muito íntimo da área, mas ter alguém pra te ajudar facilita muito. Pesquisas científicas já indicaram que um estudo com troca de experiências é muito mais rico e efetivo do que o solitário. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda ao começar a estudar uma matéria.

Caso você não conheça ninguém muito bom na matéria que está estudando, busque ajuda no Passei Direto. Você encontra várias videoaulas de especialistas em diferentes assuntos, com a didática certa para te fazer entender um tema. Além disso, você pode entrar em contato com vários outros estudantes que já passaram pelo mesmo que você e tem experiência para te ajudar.

Varie suas fontes

Assim como ter diferentes visões do mesmo assunto cria um aprendizado mais rico, ter várias fontes dele faz o mesmo. Use diferentes materiais como videoaulas, livros, resumos de outros estudantes… As diferentes linguagens vão facilitar seu entendimento e deixar ele mais rápido e fluido.