4 dicas infalíveis de como praticar redação

praticar redação

Você provavelmente já ouviu falar que a redação é uma das partes mais importantes para o Enem. Com uma atenção dedicada só para ela, a maioria dos estudantes passa muito tempo tentando aprimorar seu texto para o tão esperado dia da prova.

Embora o tema da redação seja uma surpresa para os candidatos todo ano, existem muitas formas de se preparar para essa parte da prova. Vamos aumentar suas chances de garantir nota máxima na redação? Se liga nessas dicas:

Fique por dentro das novidades

Ter uma boa noção dos assuntos da atualidade é meio caminho andado para uma boa redação. Os temas da redação do Enem costumam estar relacionados a tópicos que estão sendo debatidos na mídia no ano da prova. Para dominar esses assuntos, é essencial estar sempre por dentro do que é recorrente na mídia. Além disso, é bom se inteirar do que está sendo dito pelas redes sociais, que tem sido um canal muito usado pelos elaboradores da prova. 

Domine o estilo de texto pedido

Se você é um ótimo escritor, adora ler livros ou criar suas próprias histórias, ótimo. Isso com certeza te ajudará a ter mais intimidade com a escrita. No entanto, dominar outros formatos textuais, como o narrativo, não é garantia de uma boa redação. O estilo pedido pela banca avaliadora é o dissertativo-argumentativo. Ou seja, seu texto precisa construir uma tese que defenda seu ponto de vista. Pra isso, use argumentos lógicos, acerca do tema que foi proposto na prova.

Trabalhe a sua argumentação na redação

Agora que você sabe qual é o estilo de texto que será pedido, é hora de entender como aumentar sua bagagem sobre os temas. Na hora da prova, você precisará mostrar argumentos que defendam seu ponto de vista. Para isso, é bom ter de antemão um estoque de conhecimento sobre os temas da atualidade e possíveis argumentos para cada um deles. Crie listas de temas que você acredita terem potencial de caírem na prova. Abaixo de cada um, liste todas as suas ideias de possíveis argumentos para cada um deles. Isso vai te ajudar a não ter o famoso branco na hora da prova.

Leia redações antigas

Uma ótima forma de entender como o seu texto deve ser é vendo um bom texto pronto, certo? Para isso, você pode dar uma olhada em provas anteriores de estudantes que mandaram bem na redação. No Passei Direto você encontra este e vários outros tipos de materiais que vão te ajudar na preparação para o Enem.