Como administrar seu tempo

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Você tem a sensação de que só um dia de 72 horas daria conta de todas as atividades que você tem pra fazer? Ou que talvez seja a hora de deixar de lado alguns planos que você já tinha traçado? Se você se identificou com esse caso, eu tenho uma notícia pra você: talvez você não precise de mais tempo, mas sim de priorização. E é aí que entram as técnicas que ensinaremos aqui. Vamos ver? 

Seja produtivo, mesmo que em pouco tempo

Qualidade é muito mais importante do que quantidade. Principalmente quando tempo não é lá o nosso forte. Se você não tem muito tempo, foque em estudar as matérias ou se dedicar às atividade que tem mais dificuldade.

Não ignore o tempo de descanso

Pode não parecer a melhor ideia num primeiro momento, mas descansar é essencial para ter um estudo mais efetivo. Pesquisas científicas já confirmaram que, a partir de um determinado momento de estudo contínuo, nosso cérebro já não absorve mais as informações da mesma forma.

Para aprender um assunto ou entender melhor um problema ou questão, o período de abstração é essencial. Por isso, aprecie seus momentos de sossego, deixe o celular de lado um pouco e descanse. 

Use a  matriz de Eisenhower para se organizar

Existe um método de organização de atividades – a matriz de Eisenhower – que te ajuda a decidir justamente que tipo de atividade merece ser priorizada e quais podem até ser excluídas da sua checklist. Vamos ver como fazer isso?

Matriz de Eisenhower

A matriz de Eisenhower funciona com dois eixos: o eixo de urgência e o de importância. Como mostra a figura de cima, quanto mais importante e urgente, mais prioritária é uma atividade.


Para entender o que fazer como cada atividade, é importante saber a diferença entre urgente e importante.

Atividades urgentes: são atividades com um prazo próximo e que precisam ser realizada ate aquela data.

Atividades importantes: são tarefas relacionadas a um objetivo ou meta que precisam ser realizadas para que ele seja alcançado.

Crie prazos realistas

Por mais que você queira ler e reler todos os assuntos possíveis de cada matéria, sabemos que isso não vai ser possível. Criar um planejamento sem brechas de tempo livre e com muitas matérias por dia pode ser frustante caso você não consiga cumpri-lo. Respeite seu tempo e não esqueça de descansar também.

Organize seus horários

Definir as horas dedicadas pra estudo é essencial para não perder o foco. Se sua rotina é cheia normalmente, duas a três horas é um bom tempo para isso. Use uma agenda – virtual ou física mesmo – para dividir suas atividades.

Equilibre o tempo por matéria

Se você tem mais dificuldade com uma matéria, é melhor priorizá-la. Tem problemas com matemática ou física, por exemplo? Dedique mais tempo à essas matérias durante a semana.

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários