Enem 2020: saiba como se inscrever

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Alô, vestibulandos: o Enem 2020 mantém sua edição esse ano e abriu no dia 11 de maio as inscrições para a prova. Elas vão até as 23h59min do dia 27 de maio, depois de decisão do MEC, que optou por estender em alguns dias o período de inscrições

A data de aplicação da prova ainda não é certa. Em razão da pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o Brasil pediram o adiamento da prova desse ano. Depois de uma votação, o MEC optou por adiar em 30 a 60 dias a aplicação das provas digitais e impressas. Elas seriam aplicadas ao fim de outubro e começo de novembro, porém com a nova decisão, ainda não há data fechada.

Uma votação feita pelos próprios estudantes inscritos será feita na Página do Participante, no portal do Inep para definir a nova data do Enem 2020.

Porém, enquanto essa informação ainda não é definida, uma coisa é certa: as inscrições se mantêm! Por isso, corre para garantir a sua e participar dessa edição da prova.

Quer uma ajudinha para se inscrever? Vem com a gente:

Quais são as informações necessárias?

Para começo de cadastro, você precisa informar: 

– CPF (geralmente, esse dado é encontrado na sua carteira de identidade)

– E-mail pessoal (o que você mais usa)

– Sua data de nascimento (essa você acha sabe de cabeça, né?)

Assim, você receberá seu número de inscrição.

Onde é feita a inscrição?

Só há um meio: na página do participante, no site do Inep, de maneira totalmente online. Esse ano, a inscrição é feita de uma forma mais interativa. 

Ao clicar em “inscrições”, na aba lateral esquerda, abrirá um chat e você responderá as perguntas do cadastro. 

Depois de enviar solicitação, caso você ainda não tenha realizado o pagamento da taxa de inscrição, aparecerá um aviso para baixar o boleto (lembrando que o prazo é até dia 28 de maio). 

Se estiver tudo certo com o pagamento (ou se você estiver isento da taxa), aparecerá uma mensagem confirmando que a sua inscrição foi feita com sucesso. 

Depois, fique de olho no cronograma do Inep para ver em qual dia será liberado seu cartão de confirmação da inscrição. É ele que informa onde você fará a prova.

Ah! Uma novidade neste ano é o pedido de foto. Preste bastante atenção nos critérios da foto que deve ser enviada: ela deve ser individual, colorida, bem nítida, atual, em fundo branco (atenção nesse detalhe), com enquadramento que mostre desde a cabeça até os ombros. O candidato não pode estar usando óculos ou artigos de chapelaria nela. Os detalhes sobre a foto pedida aparecem no edital da prova, é bom lê-lo com atenção.

Lembrando que esse ano existe a opção de Enem digital e você deve escolher entre esse formato ou o Enem impresso. 

Após a inscrição, você não pode alterar sua opção. Por isso, pense com calma antes de decidir, ok?

Atendimento especializado e tratamento pelo nome social

Aos estudantes que precisam de atendimento especializado (ex: pessoas com deficiência física, auditiva ou outra condição específica), os recursos de acessibilidade só serão disponibilizados para o Enem impresso. A solicitação pode ser feita a partir de hoje e vai até  o dia 22 de maio.

Já a solicitação para tratamento pelo nome social pode ocorrer para ambos os formatos: tanto Enem digital quanto Enem impresso. Os pedidos deverão ser feitos pela página do participante a partir do dia 25 de maio e o prazo vai até as 23h59 do dia 29 de maio. 

Novidade: isenção da taxa de inscrição

No final de abril, o Inep informou que irá isentar da taxa de inscrição todos que têm direito ao benefício, mesmo os que não solicitaram a isenção no prazo determinado:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. 

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020”. (Fonte: https://enem.inep.gov.br/)

Mas, atenção: mesmo os isentos da taxa devem se inscrever na prova.

O que cai no Enem?

No edital do exame, as matérias são basicamente as que você estuda no Ensino Médio. Mas, calma! Apesar do grande volume de temas, o Enem tem preferência por alguns em específico. E a nossa dica é: foque neles.

Um estudo do Brasil Escola mostrou, em números, a recorrência de temas de cada disciplina. Vale dar uma conferida! 

Ah, e lembrando que aqui no Passei Direto há especialistas em Enem que publicam diversos materiais para você mandar bem na prova. 

Nesta matéria, mostramos alguns deles. Vale começar a seguir esses perfis logo depois de fazer sua inscrição, hein? 😉

Ericka Kellner

Ericka Kellner

Redatora na Passei Direto

Comentários