Maternidade e mercado de trabalho: como conciliar os dois?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Conciliar a maternidade e o mercado de trabalho que está sempre mudando, é um desafio e tanto para as mães.

Só que, com algumas ações, ainda é possível equilibrar esses dois lados muito importantes da vida.

E no texto de hoje, vamos te dar algumas dicas de como melhorar a sua rotina e perder um pouco da culpa ?

Lembre-se que você está fazendo um trabalho incrível e cuidando não só das suas obrigações, mas também de uma outra vida que está 100% dependente de você.

Desafios de equilibrar a maternidade e o mercado de trabalho

Antes de tudo, precisamos reconhecer que ser mãe no mercado de trabalho é um grande desafio.

Uma pesquisa feito pelo IBGE em 2021 constatou que apenas 54,6% das mulheres com filhos pequenos conseguem trabalhar, enquanto porcentagem de homens na mesma condição é de 89,2%

Esses dados deixam muito claro que muitas mulheres acabam abrindo mão de suas carreiras para cuidar dos filhos, mas não acontece a mesma coisa com os homens.

Uma boa parte disso acontece por conta dos pensamentos patriarcais que atribui as tarefas de cuidado com os filhos às mães.

Mas e o que mais acontece para que o número de mães que trabalham seja tão menor que o de pais?

A gente te conta a seguir ?

1. Tempo

Uma das maiores dificuldades é encontrar tempo suficiente para trabalhar e cuidar dos filhos.

Os pais precisam garantir que seus filhos estejam bem cuidados enquanto estão no trabalho, o que pode ser difícil, especialmente se não houver suporte de uma rede de cuidadores.

“Conciliar a maternidade com o trabalho é tentar se multiplicar, mas logo perceber que o tempo e a energia são recursos finitos. É aprender a balancear, a se (re)organizar, priorizar,  as vezes sacrificar e constantemente lembrar que estou fazendo o (meu) melhor possível, seja no papel de mãe ou de profissional.”

Vanessa Soki, diretora de marketing e operações do UOL EdTech na vertical Passei Direto

2. Flexibilidade

As demandas do trabalho e da maternidade muitas vezes entram em conflito, o que pode ser especialmente difícil para as mães.

Muitas vezes é difícil conciliar as exigências do trabalho com as necessidades dos filhos, como consultas médicas e atividades escolares.

3. Culpa

Muitos pais se sentem culpados por não passarem tempo suficiente com seus filhos ou por não serem capazes de fornecer o tipo de cuidado que desejam devido às demandas do trabalho.

Só que por conta disso, você pode acabar entrando em um ciclo vicioso em que tenta fazer tudo perfeitamente, mas acaba não conseguindo.

Saber lidar com esses momentos de culpa é muito importante para conseguir conciliar a maternidade e o mercado de trabalho.

4. Estresse

O equilíbrio entre trabalho e maternidade pode ser extremamente estressante.

É comum que a sobrecarga chegue e afete as áreas da sua vida.

Até porque você provavelmente vai ter uma pressão constante para cumprir as expectativas tanto no trabalho quanto em casa.

5. Estigma

Infelizmente, ainda existe um estigma em muitos ambientes de trabalho em relação às mães que trabalham.

Por isso, as mães podem acabar se sentindo julgadas ou incompreendidas por colegas e líderes.

7 ações que podem te auxiliar a conciliar a maternidade e o mercado de trabalho

A conciliação entre maternidade e trabalho pode ser um desafio para muitas mães.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a conciliar essas duas responsabilidades:

1. Estabeleça uma rotina

Uma das coisas importantes que as mães devem valorizar é a rotina, principalmente se precisam conciliar a maternidade e o mercado de trabalho.

Por exemplo, pode-se criar rotinas para a alimentação e brincadeiras dos filhos.

Se você designar horários específicos para cada atividade, além de melhorar sua organização, você também cria uma rotina com a criança.

Assim, ela vai saber exatamente o que vai acontecer e ficar tranquila.

Também é útil agilizar a rotina desenvolvida com o filho.

Já pensou em criar um cronograma que ajude na organização?

E se você precisar de mais ajuda, temos um material que pode te ajudar : Planner de estudos 2023: como organizar seu aprendizado? ?

Nele, você encontra tudo sobre organização e até mesmo poderá baixar um plano de estudo muito interessante para ajudar!

É importante que você defina as suas prioridades e saiba quando dar atenção para cada área da sua vida.

Assim, você consegue cumprir suas obrigações sem sentir culpa depois ?

“Minha prioridade hoje é meu filho. E isso não quer dizer que vou trabalhar menos para fazer as coisas por ele e sim que no tempo que eu tiver dedicada ao trabalho, vou focar 1000% em ser produtiva e entregar o que eu preciso entregar. Afinal, meu tempo é mais escasso pois ele é dividido entre as minhas necessidades e as necessidades de um serzinho 100% dependente.”

Lian Alexsandra Missel Vieira, coordenadora de desenvolvimento & carreira do UOL EdTech

2. Seja flexível

Ser flexível é fundamental para conciliar maternidade e trabalho, já que a vida familiar e profissional são muitas vezes imprevisíveis.

Afinal, a maternidade envolve muitas mudanças e adaptações constantes, e o trabalho também pode apresentar imprevistos e prazos urgentes.

Portanto, é importante estar aberto a ajustar horários de trabalho, negociar tarefas e buscar alternativas como trabalho remoto ou horários reduzidos.

Ao ser flexível, as mães conseguem gerenciar melhor o estresse e a sobrecarga de trabalho, evitando sentir-se pressionadas ou sobrecarregadas.

Isso pode ter um impacto positivo tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Além disso, a flexibilidade pode ajudar a criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos os envolvidos.

Portanto, é importante estar disposto a pedir ajuda quando necessário e buscar soluções e alternativas que funcionem para você e sua família.

“É necessário também flexibilizar a rotina. A maternidade chega e com elas muitas responsabilidades diferentes. Pensando nisso, é importante tentar planejar a semana para conseguir atender as demandas, mas compreender que muitas vezes será necessário flexibilizar a rotina seja para atender ao filho ou para atender uma demanda de trabalho.”

Juliana Rebello, Especialista de Marketing de Conteúdo do UOL EdTech na vertical Passei Direto

3. Encontre uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio é uma necessidade para mães que conciliam a maternidade e o mercado de trabalho. Isso porque a rotina de uma mãe que trabalha é extremamente exigente e muito desafiadora.

Contar com o suporte de pessoas ao redor, sejam elas parte da família, amigos ou babás fará toda a diferença na sua rotina. 

Mesmo que seja difícil, é necessário sair do papel de mãe super-heroína que consegue fazer tudo.

Até porque, é muito melhor fazer as coisas com ajuda. Por isso, não se impeça de pedir ajuda e de se apoiar nos outros. 

Algumas das razões pelas quais ter uma rede de apoio é importante incluem:

  1. Ajuda prática: Ter alguém para ajudar com tarefas domésticas é um diferencial para uma mãe que trabalha. Dessa forma, ela consegue um pouco de tempo e energia para focar melhor em suas responsabilidades.
  2. Suporte emocional: Ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo pode ser emocionalmente desgastante. Ter gente ao redor que possa oferecer um ombro amigo é uma grande ajuda para lidar com o estresse e a pressão.
  3. Flexibilidade: Uma rede de apoio pode ajudar a mãe a ter mais flexibilidade em sua rotina. Por exemplo, se o filho ficar doente, ter alguém para ajudar com o cuidado da criança pode ser crucial.
  4. Interação social: As mães que trabalham podem sentir que estão perdendo tempo com a família e amigos. Uma rede de apoio pode ajudar a mãe a manter contato com outras pessoas e a ter um tempo para relaxar e socializar.

4. Crie uma rotina de autocuidados

Reservar um tempo para si mesmo pode parecer improvável em meio a tantas tarefas e obrigações, mas é importante incluir essa prática entre as prioridades. 

Afinal, como podemos cuidar dos outros se não cuidamos de nós mesmos? 

Podemos adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e hobbies relaxantes, como ler, ouvir música e praticar artesanato. 

O autocuidado é a prática de cuidar de si, tanto da saúde física quanto emocional, e todas as atividades que promovem esse cuidado devem ser valorizadas.

E para que se torne um hábito, é necessário que você dê o primeiro passo.

Então que tal começar hoje? Faça uma coisa que seja 100% focada em si mesma e, quando se tornar um hábito, você vai ver o quanto te faz bem ?

5. Estabeleça limites

A maternidade pode exigir muita energia física e emocional das mulheres, e o trabalho pode se tornar uma fonte adicional de estresse e sobrecarga.

Ao estabelecer limites claros, as mães podem proteger seu tempo e energia.

Isso porque é possível definir o tempo que dedicam ao trabalho e o tempo que dedicam à família e, acima de tudo, a si mesmas.

Além disso, estabelecer limites pode ajudar as mães a manter a saúde mental e emocional, evitando a exaustão e o estresse excessivo.

Isso pode incluir aprender a dizer “não” a tarefas adicionais, delegar tarefas quando possível e pedir ajuda quando necessário.

Ao estabelecer limites claros, as mães podem criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para si mesmas e para seus colegas.

6. Comunique-se com seu empregador

Comunicação é uma das palavras-chave para esse momento.

Por isso, é muito importante conversar frequentemente sobre as suas necessidades com a sua liderança.

Dessa forma, vocês dois podem trabalhar juntos para encontrar soluções que funcionem para ambas as partes.

Assim fica mais fácil conciliar suas obrigações profissionais e as necessidades da maternidade.

7. Não se sinta culpada

Eu sei que você deve sentir muita culpa durante esse momento tão complicado.

Mas quero te lembrar que é normal sentir-se culpada por não estar com seu filho o tempo todo. Você não é a única.

Porém, tente se concentrar nos momentos positivos que você pode ter quando estiverem juntos.

E use isso como combustível para não deixar sentimentos negativos te desmotivarem ?

Conclusão

Por fim, lembre-se que você está fazendo o melhor que pode.

Esse momento é muito desafiador e, às vezes, pode parecer que você está fazendo tudo errado.

No entanto, acredite em si mesma, no seu potencial e nas pessoas ao seu redor.

Essa fase vai te trazer muito aprendizado e te fortalecer muito para os próximos momentos da sua vida.

Parabéns por ter chegado até aqui e por tudo o que você fez até agora ?

Estas dicas foram úteis para você? Então que tal compartilhar com outras mães que também precisam conciliar maternidade e estudos ?

Leia também: Como conciliar maternidade e estudo?

Comentários

Deixe uma resposta