Mulheres que constroem a PD: empoderando através dos dados

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

No mês de março, em homenagem ao dia das mulheres, vamos compartilhar algumas  histórias delas que nos ajudam a construir o Passei Direto. Atualmente elas compõem 47% do nosso time e, com seu conhecimento, ajudam a empoderar outras pessoas através do saber e a transformar o futuro da educação.

As jornadas dessas mulheres são super especiais e marcadas pelo poder transformador do conhecimento. Vamos iniciar com as histórias da Mariana Macedo e da Bianca Nassif, que  são extremamente inspiradoras, repletas de aprendizados e, claro, merecem a nossa homenagem! Elas fazem parte do nosso time de Dados.

Curvas que levam à transformação

A Mariana, ou Mari, como prefere ser chamada, vive uma jornada recheada de curvas, daquelas bem surpreendentes e cheias de ensinamentos. Atualmente ela é Analista de Dados na PD, mas até chegar aqui teve várias outras experiências que hoje moldam quem ela é. Sua caminhada acadêmica se iniciou no curso de Nutrição, e mesmo não pretendendo seguir por esse caminho, ela não desistiu e conseguiu o diploma! 

Uma das curvas da sua caminhada foi iniciar uma segunda graduação, dessa vez no curso de Engenharia Civil. Nesse novo curso, sua vida fez várias outras curvas. Olha só o tanto de coisa que a Mari viveu nesse período: ela trabalhou como nutricionista em 3 empresas de setores diferentes e ainda criou duas empresas. E você acha que acabou? Não mesmo! Nesse mesmo período a Mari foi morar com o namorado, eles se casaram, tiveram uma filha linda, a Lívia, e a Mari se formou na sua segunda faculdade. 

Depois da graduação, a Mari mudou com a sua família para a capital mineira Belo Horizonte, e passou um período se dedicando exclusivamente à maternidade. O seu desejo era voltar para o mercado de trabalho logo após sua filha completar 6 meses, mas ela não conseguiu vaga dentro da sua área de atuação e quando a Lívia completou 1 ano ela topou mais um desafio: trabalhar como caixa em uma livraria. 

Mas e como a Mari veio parar nessa imensidão que é o mundo dos dados? Ela contou pra gente:

“Meu marido, que já trabalhava em uma empresa de tecnologia, me apresentou a área de dados. Dizia que tinha muito a ver comigo que sou analítica, organizada, detalhista. Eu conheci a área, comecei a conversar com muitas pessoas que trabalhavam com isso, comecei a estudar incansavelmente. A cada soneca da Lívia, enquanto ela mamava, eu estava ouvindo podcasts, lendo artigos, fazendo cursos e conversando com pessoas para absorver o máximo que podia! Foi um caminho de meses de estudo sozinha com minha filha em casa, e consegui meu primeiro emprego nessa nova área! Foi aí que as portas começaram a se abrir.”

Mas não é só ela que sente orgulho da sua jornada. A Bianca, sua líder, contou que a maior qualidade da Mari é a sua vontade de aprender.

A Mari não tem medo de se aventurar em assuntos totalmente desconhecidos por ela e é muito resiliente. Quando perguntamos pra ela “Você sabe Python?’, ela respondeu  ‘Ainda não, mas eu sei aprender’. A curva de aprendizado dela realmente é bem acelerada e ela contribui muito para o time sendo um exemplo em relação à forma de encarar desafios.”

Transformando para empoderar

A Bianca, ou Bia, que é seu apelido, é Gerente de Produto em Dados dentro do PD. Ela é formada em Engenharia de Produção pela UFRJ e desde de muito nova era incentivada pela sua família na busca pelo conhecimento. Dentro de casa ela já via o poder transformador da educação e é extremamente grata por isso. Inclusive, a Bia se sente super inspirada pela sua irmã. Elas cresceram juntas em São Gonçalo, um município humilde no estado do Rio de Janeiro, e hoje sua irmã trabalha na Mckinsey, em Nova York!

“Ela é uma pessoa muito ambiciosa, inteligente e determinada que está constantemente buscando novos desafios.” Afirma Bia, sobre sua maior inspiração.

Facilitar o acesso ao conhecimento é um dos propósitos dela, que sonha que outras pessoas tenham oportunidades de aprender assim como ela teve. Hoje, junto à maior rede de estudos do Brasil, ela impacta a vida de milhares de pessoas através da educação. 

“O papel do nosso Squad é extrair valor dos dados para gerar valor para o negócio e entregar uma melhor experiência para nossos estudantes e produtores. Nós desenvolvemos soluções para que todos da Passei Direto sejam autônomos e proficientes em relação a dados. Através do trabalho do nosso time, empoderamos todos na PD para que consigamos alcançar a nossa visão de ser a melhor e maior rede de estudos do mundo ainda mais rápido, a partir de decisões orientadas a dados.”

Para além de uma profissional sensacional, Bianca é uma mulher de muita garra, focada, organizada, disciplinada, resiliente, entre tantas outras qualidades que a ajudaram a chegar até aqui. 

O Ricardo Guia, seu líder, contou pra gente que, para além de todas essas características que moldam a mulher incrível que a Bianca é, sua melhor qualidade é a inquietude: 

“Ela está sempre em busca de estarmos melhores a cada dia e está sempre em busca de aprender coisas novas. Anota todos os feedbacks recebidos e trata deles um por um.”

Mas nem só de dados vive a Bia! Ela também adora viagens e, por isso, durante 5 anos,  foi colaboradora de um site de viagens em que já publicou mais de 80 artigos. Incrível, não é mesmo?!

A Bianca e a Mariana nos inspiram a buscar o conhecimento, a acreditar nos nossos sonhos e a sermos resilientes. Sabemos que a vida das mulheres são repletas de curvas que muitas vezes são desafiadoras, mas com persistência, determinação e conhecimento conseguimos nos empoderar e empoderar outras mulheres em suas jornadas.

Quer, assim como a Bianca e a Mariana, empoderar as pessoas através da educação na Passei Direto? Confira aqui as nossas vagas 😉

Comentários

Deixe uma resposta