Os 3 maiores segredos dos aprovados no Encceja

Encceja 2019 prova

Se seu sonho sempre foi conquistar um diploma do Ensino Fundamental ou do Médio, essa é a sua chance. Ainda que você já esteja no mercado de trabalho, o Encceja é uma ótima oportunidade para garantir o certificado do ensino básico e finalmente começar no curso que sempre sonhou.

Para conseguir o diploma pelo Encceja, é necessário acumular um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro disciplinas que formam a prova e pelo menos 5 na redação. O total de pontos de cada disciplina é de 200 e a nota máxima da redação é 10. Ou seja, é preciso conseguir pelo menos 50% de aproveitamento para conseguir a certificação. 

Agora você já sabe quanto precisa tirar para ir bem no Encceja 2019. Vamos descobrir os truques de quem já mandou bem nessa prova:

Descubra o que você mais precisa estudar

Muitos dos candidatos do Encceja precisam dividir seu tempo entre o trabalho e o estudo. Se esse é o seu caso, provavelmente você vai precisar priorizar o que estudar, certo? Para isso, foque nas matérias que você tem mais dificuldade ou das quais lembra menos. Caso você não saiba por onde começar, no Passei Direto você encontra materiais para estudar dos assuntos mais simples ao mais complexos.

Na prova, priorize as questões mais fáceis

A prova do Encceja é composta por uma redação e 120 questões divididas pelas quatro grandes áreas de conhecimento. Por ser uma prova longa, é importante começar pelas questões mais fáceis, que você já sabe resolver. Não perca muito tempo com questões mais longas. Pule, e deixe elas pro final da prova.

Dedique-se à redação

Uma boa redação pode garantir seu diploma nessa prova. Para isso, fique sempre ligado nos assuntos que aparecem na mídia. Atualidades são figurinhas certas nas provas do Encceja e do Enem. Ao longo dos seus estudos, escolha alguns desses temas atuais e pratique diferentes textos, sempre no formato dissertativo-argumentativo. 

Dica bônus: trabalhe seu psicológico

Manter a calma e gerenciar bem seu tempo de prova é a peça chave para ter um bom desempenho no Encceja 2019. Lembre-se que essa não é uma prova necessariamente competitiva, logo você pode dar o seu melhor para mostrar seu conhecimento e conquistar de vez esse diploma!