Volta às aulas: que tal planejar um intercâmbio?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Volta às aulas: que tal planejar um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é uma experiência capaz de mudar para sempre a vida de alguém. Conhecer novas culturas, aprender um novo idioma e explorar lugares desconhecidos são apenas alguns dos motivos que levam os estudantes a se interessar por essa ideia. Com tantas possibilidades, uma coisa é certa: seja qual for sua intenção, é muito importante planejar cada detalhe da viagem para evitar surpresas desagradáveis.

Confira a seguir algumas dicas que preparamos para te ajudar a ter uma experiência inesquecível no seu período fora do Brasil!

Defina o objetivo da viagem

A primeira coisa a fazer é definir o objetivo da sua viagem. Entenda por que você gostaria de fazer um intercâmbio e como essa experiência pode te ajudar a atingir suas metas. Tendo como guia o seu planejamento de carreira, pesquise sobre tipos de intercâmbio e possíveis países que se encaixam no perfil desejado. Depois de analisar todas as opções disponíveis, será mais fácil decidir qual é o destino mais indicado e a duração ideal da viagem, entre outras coisas que podem ter grande influência na sua experiência no exterior, como em que tipo de moradia ficar.

Se informe sobre o destino escolhido

Busque o máximo possível de informações sobre o país de destino. As redes sociais são uma boa aliada nesta etapa. Procure conhecer leis, cultura e tradições do povo local, além de atrações turísticas e atividades de lazer.

Se você não domina o idioma falado por lá, aprenda algumas frases básicas usadas em situações do dia a dia, como se apresentar, se locomover na cidade e se alimentar. Essa pesquisa pode ser muito útil principalmente nos primeiros dias após a sua chegada, quando tudo ainda é novidade.

Faça um planejamento financeiro detalhado

Os custos de um intercâmbio podem variar muito, pois dependem de muitos fatores. Tenha ideia de quanto tempo vai ficar no país que escolheu, se vai trabalhar, estudar ou conciliar as duas atividades. Considere as despesas com passagens, alimentação, documentos, moradia, lazer, transporte e tudo que gerar gastos. Não se esqueça de incluir os presentes para família e amigos na relação de gastos.

Fique atento à parte burocrática

Profissionais do ramo aconselham os interessados em fazer um intercâmbio a iniciar o planejamento cerca de seis meses antes da data prevista para a viagem. Preste atenção às regras relativas a estadia, estudos e trabalho no destino escolhido. Cada país tem suas particularidades, e é fácil se confundir com a quantidade de formulários e documentos solicitados. Informe-se sobre a necessidade de visto, cartas de recomendação, seguro de vida e outras exigências. Não se esqueça de conferir se seu passaporte está válido e se sua saúde está em dia.

As agências especializadas podem ser de grande ajuda nesta etapa, pois têm informações detalhadas sobre os procedimentos necessários e ampla experiência na orientação de intercambistas. Na dúvida, procure um especialista!

Durante o seu intercâmbio, você terá a oportunidade de conviver com pessoas de diversas origens e aprender muitas coisas novas sobre o mundo e a vida. Prepare-se para sair da zona de conforto e ampliar seus horizontes.

Uma experiência internacional vai acrescentar muito à sua vida pessoal, além de ser um diferencial importante nas entrevistas de emprego, te ajudando a se destacar na disputa pelas melhores oportunidades de trabalho. Faça as malas e boa viagem!

E então, ficou mais fácil planejar seu intercâmbio com as nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras novidades e informações úteis para sua carreira!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta