*Texto publicado em 15/12/2015 e atualizado em 09/02/2023.
Você sabia que em muitos processos seletivos, a realização de um intercâmbio é considerada um diferencial entre os candidatos?
No entanto, a maior parte das pessoas menciona sempre os mesmos aprendizados, o que pode fazer com que sua experiência perca um pouco do efeito 👀
Só que mais do que o fato de se conviver com pessoas e locais diferentes, outras experiências vividas em terras distantes podem ser valorizadas pelos recrutadores, e devem ser destacadas pelos candidatos.
Por isso, fique atento às nossas dicas de o que falar sobre o seu intercâmbio na entrevista!
Destino escolhido
Antes de tudo, a escolha do local do intercâmbio pode ser importante no processo seletivo de algumas empresas.
Pensando nisso, além de olhar a lista dos países mais procurados, você deve levar em consideração se o país destino e seu idioma são relevantes para sua carreira.
Como por exemplo o alemão para engenharia ou o inglês para negócios.
O recrutador pode ver com bons olhos sua disposição de viver no país referência para o mercado daquela empresa e entender melhor sua cultura.
Adaptação e flexibilidade
Estar longe de casa e da rotina familiar já é uma mostra de sua determinação em ser independente e dar seus próprios passos.
Aproveite para destacar em sua experiência no intercâmbio o que você aprendeu e como se virou no local.
Uma forma de mostrar flexibilidade e independência também é buscar financiar seu intercâmbio com bolsas.
Experiências para a carreira
Aliás, o empregador em potencial pode ficar bem impressionado se você mostrar que seu intercâmbio está ligado à sua carreira.
Mas você sabe como fazer isso? Relaxa que eu te explico 🥰
É importante que você escolha cursos complementares ao de idioma ligados à sua área de atuação.
Outra possibilidade é buscar estágios ou trabalhos que tenham relação ao seu campo de estudo, talvez até uma empresa que seja referência ou mesmo a matriz da companhia onde você está pleiteando um emprego.
Vida sem rotinas
Vivendo em outra comunidade, você vai precisar se adaptar facilmente a mudanças de rotina e costumes.
Para o empregador em potencial, essa vivência pode mostrar que você pode aceitar mudanças na carreira, como transferências de cidades ou países.
Ou seja: que você é uma pessoa flexível, o que é uma soft-skill muito importante hoje em dia 😎
É necessário que você destaque na entrevista como conseguiu se adaptar e se você estará disposto a passar por essas mudanças novamente durante seu crescimento profissional.
Assim, o recrutador já pode ter anotações que te farão ter um diferencial comparado com outros candidatos 😉
Atividades no seu tempo livre
Mesmo que você esteja longe de casa, o tempo vago é algo que vai aparecer na sua rotina.
Você pode aproveitar esse tempo para participar de trabalho voluntário na sua área, por onde terá a oportunidade de praticar o idioma!
Além disso, você também pode procurar ampliar sua rede de networking, procurando conselhos, sindicatos ou representações de sua área de atuação.
Assim você também receberá informações sobre como o mercado local se comporta e como se diferencia do mercado brasileiro 🤩
Agora que você já sabe como incluir seu intercâmbio em seu currículo e sua entrevista de emprego, não esqueça de mencionar em como ele te influenciou!
Você pode, por exemplo, citar o desenvolvimento da sua carreira e quais habilidades você desenvolveu ao longo desse período fora.
E boa sorte na sua entrevista, espero que dê tudo certo 🧡
Tem mais alguma coisa que você acha interessante mencionar sobre seu intercâmbio? Conte para nós nos comentários!