Como fomos indicados ao Prêmio Reclame Aqui 1 ano antes do planejado?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Começo dizendo que não existe receita mágica até o Prêmio Reclame Aqui. Existe persistência, resiliência, muito planejamento, estratégia e o principal: ter interesse genuíno em entregar a melhor experiência para o cliente.

Nossa jornada até o Prêmio

Nosso planejamento, aqui na Passei Direto, começou reunindo dados dos últimos anos sobre todos que entraram em contato com a gente através do Reclame Aqui. Tínhamos (e ainda temos) perguntas sobre o comportamento dos nossos estudantes, mas sabemos que as respostas para essas perguntas estão nos dados, basta estudarmos todos os detalhes. Por isso começamos a avaliar:

  • Quantas reclamações recebemos por mês;
  • Quais os motivos para esses números variarem a cada mês;
  • Quais os assuntos as pessoas têm dúvida;
  • Quantas avaliações recebemos e o que elas dizem;

Analisamos também se havia alguma correlação entre os clientes que avaliaram o atendimento e o assunto do contato. Ou seja, analisamos tudo mesmo!

A partir desse estudo, fizemos mais análise para entender o que essas informações queriam nos dizer. Por qual motivo as pessoas estão mais ou menos satisfeitas com a gente? O que podemos fazer para incentivar as avaliações do nosso atendimento?

Tudo isso nos ajudou a entender de forma profunda as necessidades e comportamento dos clientes que entravam em contato com a gente pelo Reclame Aqui, otimizar a estratégia dos canais de atendimento como um todo, entender qual seria nosso objetivo de longo prazo e o que precisaríamos fazer para chegar lá. Então, entendemos que a nossa meta seria nos tornarmos elegíveis ao voto popular no Prêmio Reclame Aqui, mas sem esquecer da nossa missão: “Garantir um atendimento de excelência”, que pauta todas as nossas decisões e escolhas.

Passo a Passo do Reclame Aqui

Para conseguir traçar esse caminho, dividimos em pequenas entregas:

  1. A primeira foi atingir a reputação “Ótimo” na aba de 6 e 12 meses. Conseguimos atingir essa meta ainda em 2018!
  2. Em 2019 focamos no selo RA1000 na aba de 12 meses. Em agosto/2019 conquistamos o selo na aba de 6 meses e em novembro/2019 na aba de 12 meses. Se quiser saber mais sobre a estratégia para o selo RA1000, confere esse post aqui do blog!

Nós revisamos nossa estratégia pelo menos 1 vez por mês. É importante que tenhamos certeza que estamos trilhando o caminho certo e que nossos esforços estão gerando resultados. Se algo não estiver funcionando como o esperado, não tem problema, criamos juntos uma nova estratégia, nos desafiamos até conseguir a melhor forma de conseguir atingir nossos objetivos. Algumas das estratégias usadas até aqui foram:

  1. Criamos um dashboard totalmente personalizado, com dados absolutos e percentuais, para acompanhar no detalhe todos os contatos através do Reclame Aqui, e sempre comparando o mesmo mês no ano anterior;
  2. Adotamos o whatsapp como canal padrão para entrar em contato com os clientes do Reclame Aqui, uma vez que lá é disponibilizado o telefone. Dessa forma, garantimos um contato mais próximo e conseguimos facilitar uma tratativa que é usualmente mais complexa;
  3. Após a tratativa, estabelecemos uma régua de contato com nossos clientes para pedidos de avaliação;

Reputação

Atingimos a reputação “Ótimo” em 2018, conquistamos o selo RA1000 em 2019, a próxima meta era decisiva, agora só faltava o prêmio!

Existem vários indicadores que te tornam elegíveis a concorrer ao Prêmio e a passar para a etapa de voto popular. Assim, começamos 2020 estudando a fundo essas informações para entendermos o que precisaríamos melhorar em nossos indicadores e então, assumimos que 2020 seria o ano em que atingiríamos todos os requisitos, para concorrermos ao prêmio em 2021.

Como chegamos ao Prêmio Reclame Aqui

Nos inscrevemos ainda esse ano, para podermos acompanhar o nosso desempenho e termos parâmetro para saber o que melhorar para 2021. Enquanto aguardávamos o resultado da inscrição, já começamos a aplicar algumas estratégias voltadas para o prêmio do próximo ano, ou seja, precisávamos continuar com a nossa excelência em atendimento, mas com mais avaliações. Como todo bom planejamento exige uma dose de surpresa e improviso, a nossa foi extremamente positivaestamos concorrendo ao voto popular do prêmio Reclame Aqui já em 2020!

Todo o nosso esforço e estudo de 2018 até aqui, fez com que conseguíssemos atingir o nosso objetivo antes do planejado! Isso não muda a nossa meta, continuamos focados em 2021, para concorrermos ao prêmio novamente cumprindo a nossa missão, que é Garantir um atendimento de excelência”.

E este ano? Estamos concorrendo na categoria “Educação — Serviços”. A votação já está aberta e o nosso novo objetivo é trazer esse prêmio pra casa! ❤

Quer fazer parte dessa conquista com a gente? link da votação está aqui!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários