Mãe e estudante: exemplo dentro de casa e na sala de aula

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email


Apesar de pesquisas recorrentes mostrarem que a maioria das mulheres brasileiras se divide em uma dupla jornada todos os dias, pouco ainda é dito sobre mulheres com jornadas triplas, como a Claudia Pereira. Estudante de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP), ela é mãe e se divide entre a faculdade, os filhos e o trabalho produzindo salgados e doces para fora.

Dia-a-dia atribulado

Para Claudia, a rotina de cuidar da família e acompanhar as aulas da faculdade não é fácil e se torna uma constante correria. Somado a isso, ela ainda continua buscando um emprego formal e confessa: já pensou em desistir.

“Já cogitei isso, sim, mas meu marido me dá muita força. Ele sempre me lembra que sou uma guerreira.”

Por falar no esposo, a saudade também é sentimento bem presente nessa rotina. O marido de Claudia vive no Rio de Janeiro, com o filho mais velho do casal, onde os dois trabalham. Claudia continuou em Salvador, cuidando do caçula, de 14 anos.

Apesar da saudade de ter a família completa por perto, Claudia tem o apoio dos colegas de classe, já que muitos vivem uma situação parecida. Uma de suas amigas mais próximas da faculdade, por coincidência, também se chama Cláudia e é mãe de duas meninas. A experiência compartilhada uniu as duas.

Rotina de estudos

Claudia e a colega tem o costume de estudarem juntas e trocam impressões sobre a experiência de serem mães e estudantes ao mesmo tempo. Ela conta que, eventualmente, tem dificuldades para entender os tópicos explicados pelo professores e sai da aula com algumas dúvidas.

“Foi numa dessas vezes que descobri o Passei Direto. Conseguia tirar minhas dúvidas com os livros e as videoaulas, principalmente.”

Para Claudia, é o estímulo da família e o desejo de ser um exemplo para os filhos que permitem continuar sua jornada. Mesmo já tendo considerado desistir, ela enxerga na educação e na conquista do diploma um grande futuro, não só para ela, mas para toda a família. Isso é o que a mantém sempre seguindo em frente.

Comentários