5 materiais sobre folclore que você precisa ver

folclore brasileiro

Enriquecer nossa bagagem de conhecimento é essencial pro nosso futuro, não é? E conhecimento vai muito além das matérias que a gente estuda para uma prova ou trabalho, por exemplo. Conhecer sobre a nossa cultura, o folclore do nosso país, nos torna muito mais ricos como pessoas e garante que nosso futuro vai ser muito mais incrível. Compartilhar esse conhecimento e prezar por ele foi um motivos que deu origem ao Dia do Folclore no Brasil. 

Nosso país é enorme, disso a gente já sabe. Tanto território é o bastante pra dar espaço a várias manifestações culturais, centenas de costumes, tradições, superstições e práticas. Você sabia que aquele guaraná geladinho que  a gente toma com pipoca tem uma lenda de origem indígena por trás? Ou que algumas tribos contam sobre a lenda da Mani, uma indiazinha que teria dado origem à mandioca? Essas e outras histórias fazem parte da cultura do Brasil.

Apesar de muita gente resumir o folclore brasileiro aos mitos e lendas que são passados de geração pra geração, tudo que faz do Brasil, Brasil, é cultura.  Ela se mostra de diferentes formas em cada região, e é uma fonte riquíssima de conhecimento sobre a história do nosso povo. 

Por isso, selecionamos alguns materiais que estão na nossa rede pra aprender um pouquinho mais sobre nosso folclore e as diferentes formas de estudá-lo. Bora ver?

Saiba mais sobre o foclore

1 – Folclore, identidade e cultura

Nesse artigo, o conceito é relacionado à identidade e cultura de uma região, mostrando o quanto ele é importante na construção desses conceitos.

2 – Cultura popular e políticas públicas

O artigo constrói uma relação entre a cultura de um povo e a importância de considerá-la na construção de políticas públicas da região.

3 – Lendas e fábulas do folclore brasileiro

A coletânea de livros, de autoria de Walcyr Carrasco, tem três volumes e compila várias histórias típicas do folclore brasileiro, que foram perpetuadas de geração em geração.

4 – O jeito certo de trabalhar o folclore

No trabalho, são sugeridas várias formas de trabalhar o tema com alunos e tornar o conceito mais claro para eles. O material ajuda muito professores e orientadores.

5 – O Dicionário do Folclore brasileiro

O artigo traz uma perspectiva da linguagem sobre algumas manifestações folclóricas brasileiras como o Bumba meu boi. 

Bônus: Lembram da história do guaraná ou da mandioca que comentamos lá no começo do texto? Essas lendas e vários outros contos brasileiros estão reunidos nesse material que traz um pouquinho dos conteúdos passados de geração em geração nas regiões do nosso país.

E aí, curtiu os materiais? A cultura brasileira é riquíssimo e pode ser estudado por várias perspectivas. Na nossa rede, você encontra além desse, vários conteúdos pra te ajudar a entender um pouquinho mais sobre a nossa cultura. Vamos lá ver?