5 materiais sobre folclore que você precisa ver

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Enriquecer nossa bagagem de conhecimento é essencial pro nosso futuro, não é? E conhecimento vai muito além das matérias que a gente estuda para uma prova ou trabalho, por exemplo. Conhecer sobre a nossa cultura, o folclore do nosso país, nos torna muito mais ricos como pessoas e garante que nosso futuro vai ser muito mais incrível. Compartilhar esse conhecimento e prezar por ele foi um motivos que deu origem ao Dia do Folclore no Brasil. 

Nosso país é enorme, disso a gente já sabe. Tanto território é o bastante pra dar espaço a várias manifestações culturais, centenas de costumes, tradições, superstições e práticas. Você sabia que aquele guaraná geladinho que  a gente toma com pipoca tem uma lenda de origem indígena por trás? Ou que algumas tribos contam sobre a lenda da Mani, uma indiazinha que teria dado origem à mandioca? Essas e outras histórias fazem parte da cultura do Brasil.

Apesar de muita gente resumir o folclore brasileiro aos mitos e lendas que são passados de geração pra geração, tudo que faz do Brasil, Brasil, é cultura.  Ela se mostra de diferentes formas em cada região, e é uma fonte riquíssima de conhecimento sobre a história do nosso povo. 

Por isso, selecionamos alguns materiais que estão na nossa rede pra aprender um pouquinho mais sobre nosso folclore e as diferentes formas de estudá-lo. Bora ver?

Saiba mais sobre o foclore

1 – Folclore, identidade e cultura

Nesse artigo, o conceito é relacionado à identidade e cultura de uma região, mostrando o quanto ele é importante na construção desses conceitos.

2 – Cultura popular e políticas públicas

O artigo constrói uma relação entre a cultura de um povo e a importância de considerá-la na construção de políticas públicas da região.

3 – Lendas e fábulas do folclore brasileiro

A coletânea de livros, de autoria de Walcyr Carrasco, tem três volumes e compila várias histórias típicas do folclore brasileiro, que foram perpetuadas de geração em geração.

4 – O jeito certo de trabalhar o folclore

No trabalho, são sugeridas várias formas de trabalhar o tema com alunos e tornar o conceito mais claro para eles. O material ajuda muito professores e orientadores.

5 – O Dicionário do Folclore brasileiro

O artigo traz uma perspectiva da linguagem sobre algumas manifestações folclóricas brasileiras como o Bumba meu boi. 

Bônus: Lembram da história do guaraná ou da mandioca que comentamos lá no começo do texto? Essas lendas e vários outros contos brasileiros estão reunidos nesse material que traz um pouquinho dos conteúdos passados de geração em geração nas regiões do nosso país.

E aí, curtiu os materiais? A cultura brasileira é riquíssimo e pode ser estudado por várias perspectivas. Na nossa rede, você encontra além desse, vários conteúdos pra te ajudar a entender um pouquinho mais sobre a nossa cultura. Vamos lá ver? 







Comentários