O que pode ser tema da redação do Enem 2019?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Se você vai fazer Enem esse ano, provavelmente já está ansioso para saber qual será o tema da redação desse ano, certo? Afinal, a redação tem um grande peso na nota e costuma trazer temas atuais.

Alguns dos temas que estiveram em alta durante o ano na mídia foram debates políticos sobre diferentes tópicos sociais. De Meio Ambiente à relações internacionais e guerras civis, esses temas têm grandes chances de estarem presentes na prova. 

Embora a escolha de tema da redação não costume trazer assuntos de muita polêmica, ele pode e até costuma pegar tópicos que margeiam esses temas.

Uma grande dica é: esteja atento aos argumentos que são usados por todos os lados do debate nessas discussões. Eles vão enriquecer sua bagagem sobre os assuntos.

Sabendo disso, vamos conferir alguns temas que estão em discussão esse ano?

Meio Ambiente e crescimento sustentável

Assuntos relacionados ao Meio Ambiente já foram temas das redações de 2001 e 2008. Nesse ano, as queimadas na Amazônia, a liberação de diferentes agrotóxicos em plantações e o derramamento de petróleo no Nordeste do Brasil foram assuntos que tiveram muito espaço na mídia. 

Por isso, o Meio Ambiente é um tema com forte presença nas notícias e com chances de aparecer da redação desse Enem. 

Reforma da Previdência

Tema de discussão desde o ano passado, a reforma da previdência teve mais tópicos discutidos esse ano. 

Como o assunto é muito atrelado à pirâmide etária e à reorganização social e econômica, esse amplo aspecto pode ser abordado na redação.

Saúde Mental 

O tópico vem sendo discutido há alguns anos na mídia, já se tornou campanha, com o Setembro Amarelo, e pode cair na prova como uma abordagem multidisciplinar.

O tema é amplo e existe a chance de ser abordado pela vertente das habilidades socioemocionais e da educação, por exemplo.

Doenças epidêmicas e vacinação

Um dos assuntos que causou polêmicas esse ano foi a discussão sobre vacinas e os movimentos anti-vacinas. Somado a isso, doenças já erradicadas voltam em forma de epidemia, agravando a necessidade de discussão.

O tópico pode ser abordado fazendo um link entre as doenças de um modo geral e esses debates atuais.

Segurança e sistema carcerário

Revoluções em presídios e a necessidade de repensar os sistemas carcerários brasileiros são tópicos de grande debate atualmente.

O assunto pode aparecer nas redações com argumentos sobre estatísticas de violência e aspectos sociais.

E aí, curtiu as dicas? Agora que você já sabe quais assuntos podem cair na redação do Enem, que tal aprender um pouco mais sobre eles? No Passei Direto você encontra todos os materiais que você precisa pra estudar. Vamos com a gente? 

Comentários