O guia não convencional para aprender qualquer idioma

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O guia não convencional para aprender qualquer idioma

Aprender um novo idioma com certeza não é uma tarefa simples, e com a velocidade com que todas as outras coisas acontecem atualmente, não é difícil ficar impaciente e até frustrado com a demora para se tornar fluente em uma língua estrangeira, não é verdade? Mas sabia que, com alguns truques, você pode acelerar o processo e aprender idiomas de um jeito bem mais rápido e eficiente? Confira, no post de hoje, 8 dicas nada convencionais para você cortar caminho na hora de começar a falar outra língua e chegar aonde você quer o quanto antes!

Tenha um objetivo bem-definido

Para começar, saiba por que você quer aprender aquela língua e mantenha esse objetivo em mente durante o processo. Isso é essencial tanto para te deixar motivado quanto para definir o caminho que você vai percorrer no aprendizado. Afinal, não adianta nada aprender a reservar um quarto de hotel em tcheco se você vai a Praga para ficar na casa de um amigo, certo?

Pense no que você realmente vai precisar saber para conquistar o seu objetivo —  que pode ser visitar o país como turista, conversar com um estrangeiro, ler um livro no idioma, etc. — e foque essas questões para chegar lá o quanto antes!

Não se apegue aos detalhes

A não ser que você queira se tornar um professor daquele idioma ou exercer outra profissão que exija um conhecimento profundo de gramática, pelo menos a princípio, não se preocupe com pequenos detalhes. Procure entender a língua de forma macroscópica: se entendeu o sentido geral de uma frase, não pare para analisar palavra por palavra. Isso só vai frear seu aprendizado. Além disso, com o tempo essas minúcias vão sendo incorporadas no seu conhecimento quase automaticamente, então não perca tempo com elas, ok?

Conte com a internet para aprender idiomas de graça

Encontrar cursos de turco, finlandês ou catalão por aí não é nada fácil, por isso, nessas horas a internet pode ser uma fonte valiosa — além de possivelmente única — de conhecimento. Mas mesmo para as línguas mais “tradicionais”, como inglês e espanhol, vale a pena usar recursos on-line gratuitos para praticar e aprimorar suas habilidades. Algumas sugestões de sites e aplicativos para aprender idiomas são:

  • Duolingo, que funciona mais ou menos como um joguinho e pode ser usado no desktop ou em aparelhos mobile;
  • BBC Languages, site em inglês com dicas e aulas em 40 idiomas;
  • Memrise, um app para te ajudar a decorar vocabulário de qualquer língua;
  • e o Livemocha, uma espécie de rede social para fazer aulas on-line e entrar em contato com pessoas do mundo todo, trocando ideias com os falantes maternos do idioma que você quer aprender e ajudando quem quer aprender português.

Também temos um outro post com estes e mais alguns sites e aplicativos grátis para aprender idiomas! Vamos conferir?

Aproveite momentos de ócio

Está à toa na fila para o banco, sala de espera do dentista ou até parado no trânsito? Que tal aproveitar essas horas entediantes para praticar a língua que você quer aprender? Além de usar os apps que você baixou, dá para andar com um bloquinho de cartões com vocabulário para decorar e até usar cursos em áudio que você pode baixar da internet ou comprar em livrarias especializadas. É um jeito divertido e muito produtivo de passar o tempo quando você já não teria nada para fazer de qualquer forma!

Treine sua pronúncia com vídeos

Para quem quer ganhar fluência na fala de uma língua estrangeira, praticar a pronúncia é essencial! E uma dica para acertar aqui é não se limitar à prática com áudio, mas usar também os vídeos para observar o movimento dos lábios dos nativos na hora de pronunciar as palavras. Pode não parecer, mas o seu cérebro vai captar várias informações importantes só de ver a cara das pessoas falando a outra língua, sabia?

Aplique seus conhecimentos (mesmo que só na sua cabeça)

Todo mundo sabe que, para aprender idiomas de um jeito realmente rápido, não adianta ficar apenas nos livros: é preciso também usar o conhecimento que você adquiriu para gravá-lo de vez. Mas se você não tem um amigo chinês com quem praticar seu mandarim nem mesmo por Skype, como conseguir essa façanha?

Pois saiba que você mesmo pode praticar com você. Parece coisa de doido, mas não é! Falar sozinho na língua estrangeira para treinar é um ótimo jeito de perder o medo e ganhar confiança para se comunicar no idioma. Se você não consegue pensar em um assunto para o monólogo, uma boa ideia é tentar traduzir na sua cabeça frases que você usa no dia a dia. Quando for à padaria, por exemplo, tente imaginar como pediria 200g de muçarela no outro idioma, pense no que o caixa diria se você estivesse em outro país, e por aí vai. O importante é tentar colocar em prática o que você aprendeu!

Use o que você sabe sobre outras línguas

Se você já fala algum outro idioma estrangeiro, ótimo! Se não, pode se basear no português mesmo, não tem problema. Praticamente todas as línguas têm alguma semelhança, seja pela origem ou pelas influências geradas no contato com outras nações: em japonês, por exemplo, a palavra para leite é “miruku”, e vem do inglês “milk”. Da mesma forma, “vaca” em português e “vache” em francês se parecem porque as duas línguas vêm do latim.

Use essas semelhanças a seu favor para aprender mais rápido e entender o significado de algumas frases e palavras instintivamente. Só tome cuidado com os falsos cognatos, aqueles termos que se parecem em duas línguas, mas, na verdade, têm significados completamente diferentes!

Encontre um parceiro para aprender o idioma com você

Por último, lembre-se de que tanto em um curso presencial quanto no aprendizado autodidático é muito mais fácil praticar, solucionar dúvidas e até continuar firme e forte apesar das dificuldades se você tiver alguém com quem contar.

Não precisa ser um falante nativo do idioma estrangeiro! Só procure um parceiro para enfrentar esse desafio com você e, assim, tornar o caminho mais leve e divertido. Que tal se inscrever no Passei Direto para ver se encontra alguém interessado em aprender a mesma língua que você?

E aí, gostou das nossas dicas para aprender idiomas? Que língua você está aprendendo e quais são as suas sugestões para ficar craque em pouco tempo? Comente contando para a gente e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta