Qual é a origem do carnaval? Descubra a importância dessa festa!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O carnaval é a maior festa de origem popular no Brasil, mas você sabe de onde ele surgiu?

Se você não sabe, não se preocupe! No blog post de hoje, vou te contar os detalhes da origem do carnaval e ainda te dar umas dicas do que fazer no feriado ?

Qual é a origem do carnaval?

A festa mais popular do Brasil tem origem na Antiguidade. No entanto, se você voltasse no tempo para curtir a festa original, ficaria muito confuso.

Na época, não tinha samba, nem desfile na avenida. Antes de tudo que conhecemos hoje como carnaval, a festa era pagã e comemorava as colheitas e louvava divindades. Outro detalhe é que ela acontecia entre novembro e dezembro ?

Durante a Idade Média, a Igreja decidiu incorporar a festa ao seu calendário. O carnaval passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma.

A Quaresma são os 40 dias sem carne antes da Páscoa. É por este motivo que a data do carnaval é móvel, já que acompanha a data da Páscoa.

Nesta época, eram os últimos dias para aproveitar o prazer do bife até a sexta-feira santa.

Assim como tantos outros eventos, a festa foi se desenvolvendo até começarem a surgir bailes de máscaras. Estas primeiras festas eram completamente restritas à nobreza.

A partir do século 19, as máscaras e fantasias começaram a se popularizar e fizeram parte da maioria das festas pela Europa.

Origem do Carnaval no Brasil

Por volta de 1750, os portugueses trouxeram o carnaval para o Brasil. Na época, a festa se chamava entrudo. Era um evento com guerra de água, farinha e limões de cheiro, basicamente dominado por escravos.

O carnaval começou a evoluir para a festa que conhecemos hoje em dia no século 19, quando as classes mais ricas do Brasil, influenciadas pela Europa, tornaram o carnaval uma festa de salão.

Ainda assim, nada do samba. Na época, todos os ritmos eram cantados nas festas de salão, até a ópera.

A primeira marchinha de carnaval foi feita por Chiquinha Gonzaga para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, em 1899. No entanto, as marchinhas só começaram a ficar famosas entre a população depois de 1917, com o samba Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida.

Através de compositores como Braguinha, Haroldo Lobo e Lamartine Babo, a festa se tornou um sucesso na década de 1920.

E então Getúlio Vagas, que era presidente na época, decidiu aproximar a festa ainda mais da população, tornando o samba parte da identidade nacional.

Gostou da mini aula de história? Quer saber mais um pouquinho? Então se liga que ainda tem mais coisa que você pode aprender ?

Qual é a importância do carnaval para a cultura brasileira?

Primeiramente, é importante ressaltar que o carnaval é uma festa popular, sendo um dos principais patrimônios do Folclore Brasileiro. Desse modo, a festa faz parte da cultura de enriquecimento do brasileiro.

Por mais que você não goste da folia do carnaval, é inegável o quanto o feriado movimenta a economia brasileira.

Por ser uma festa famosa no mundo inteiro, ela traz turistas de todo o mundo para curtir ?

Mesmo que você não curta carnaval e queira se manter longe das festas, ainda há várias opções do que pode fazer durante os dias de feriado!

Por isso o carnaval é tão bom! Ter a opção de curtir do jeito que quiser “antes” de começar o ano é uma oportunidade maravilhosa, você não acha?

Quer aprender mais sobre a cultura brasileira? Então leia este texto ?

Agora que você já entendeu de onde o carnaval surgiu e porque é tão importante, que tal receber umas dicas de programação para os dias?

Dicas de programação para o carnaval

2) Viagem

Mesmo que você não goste de blocos de rua, ainda há esperanças de como aproveitar o seu feriado.

Que tal uma viagem? Para quem não gosta muito de folia, ir fazer uma viagem é uma das melhores opções!

Você pode ir para o interior e curtir a calmaria ou até fazer aquela viagem dos seus sonhos

O importante durante esta época é fazer algo que você curta e que vai te dar um impulso para começar o ano bem consigo e com uma energia positiva!

3) Sair com os amigos

Seja para um almoço ou uma festa dentro de casa, nada melhor do que matar as saudades dos amigos, não é mesmo?

Você pode aproveitar este tempo livre que o carnaval te proporciona e marcar com aquelas pessoas que você não vê tem um tempinho ou até mesmo com quem você vê com frequência!

Tempo de qualidade com quem você ama nunca é demais e vocês podem até testar programas novos que sempre quiseram fazer e não tinham tempo.

Que tal uma festa do power point? Ou talvez um jantarzinho mais fino? Ideia é o que não falta ?

4) Blocos

Você é uma daquelas pessoas que ama festa e curtição? Então o carnaval é definitivamente o seu feriado!

A maioria das cidades brasileiras tem milhares de blocos e você certamente vai encontrar um que é a sua cara ?

Existem blocos parados, aqueles que percorrem ruas e uns que são eventos fechados e pagos, sabia?

Não importa qual seja a sua vibe, é provável que pelo menos um bloquinho vai conseguir te animar ?

Obs.: no momento, por conta da pandemia, a maioria dos blocos de rua foram cancelados.

No entanto, vai que ano que vem a gente já pode curtir de novo, né? Deixe esta dica anotada para um momento diferente e se cuide, beleza?

4) Se cuidar

Já pensou em se curtir durante o carnaval?

Você pode fazer o que mais gosta e que normalmente não tem muito tempo para fazer, como ler, assistir seriados, experimentar receitas novas que sempre interesse, etc.

O legal de decidir curtir a sua companhia durante este tempo é que você não precisa agradar ninguém além de si mesmo!

Todas as decisões são suas, então se você quiser passar um dia todo na cama comendo sorvete e vendo os seus filmes favoritos, ninguém pode te criticar ?

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe sobre a origem do carnaval e o porque a festa é tão importante para a cultura brasileira!

Qual foi sua parte favorita da história? Para mim certamente foi descobrir que o carnaval tem origem na Antiguidade e que é uma festa incorporada.

Além disso, ainda há muito o que aprender sobre as festas brasileiras.

E não esquece de contar pra gente qual é a sua programação para o feriado nos comentários, beleza?

Comentários

Deixe uma resposta